Eventos de agosto 2016: Bienal do Livro SP 2016

0

Um dos principais eventos literários do Brasil, a Bienal Internacional do Livro de SP 2016 acontece entre os próximos dias 26 de agosto e 4 de setembro. Além da venda de livros, a feira também contará com diversas atividades culturais como seções de autógrafos, palestras, bate-papos e oficinas.

A expectativa da organização é que mais de 700 mil pessoas passem pelo Pavilhão de Exposições do Anhembi para conhecer os mais recentes lançamentos dos quase 480 expositores inscritos. O evento funcionará durante dez dias consecutivos das 9h às 22h (seg. a sex.) e das 10h às 21h (sáb. e dom.).

Confira logo abaixo a lista dos principais eventos da Bienal do Livro que a equipe do Capitulares preparou para você!


26 de agosto

Você: estrela do próximo livro

Eventos da Bienal do Livro SP 2016 - Roberto de Farias - Capitulares

Roberto de Farias, autor de O Condenado e O Céu que se Cuide

Brasileiro que imigrou para o Canadá e estudou literatura francesa, inglesa e canadense, Roberto de Farias é autor dos livros O Condenado (amazon) e O Céu que se Cuide (amazon). Considerado um escritor estrangeiro, ele marcará presença pela primeira vez na Bienal de SP.

Para comemorar este acontecimento, o autor está promovendo um concurso inédito: você pode se tornar um personagem do próximo livro dele! Para isso, basta visitar o estande K060, localizado na Travessa da Literatura – espaço dedicado aos autores independentes –, assinar o painel, tirar uma foto e postar no Instagram e/ou Facebook com as três hashtags #bienaldolivrosp #robertodefarias #aestreladoproximolivro.

O escritor, que estará no evento durante os dez dias de feira, divulgará o resultado do concurso em sua página oficial nas redes sociais e entrará em contato com o ganhador para colher algumas informações que o ajudarão a construir o personagem.

 Laboratório booktuber

Logo nos primeiros dias da Bienal, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais de perto uma das principais booktubers do País. Tatiana Feltrin (Tinny Little Things) têm um encontro marcado com seus fãs para falar um pouco sobre sua formação e atuação profissional.

De acordo com a organização, o evento ocorrerá em um ambiente que simula o cenário em que ela geralmente grava seus vídeos. Os laboratórios com Tatiana ocorrerão no estande G030, nos dias 26 e 27 de agosto, sempre a partir das 16h.


mau-de-sousa

Maurício de Sousa e a Turma da Mônica

27 de agosto

Palestra com Maurício de Sousa

Pai da Mônica e sua turma, Maurício de Sousa é acompanhado por gerações de brasileiros. Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 30 países.

Responsável pela alfabetização informal de milhões de brasileiros, o autor foi eleito para a Academia Paulista de Letras em 2010 e recebeu o título de Escritor da UNICEF para as crianças.

Ícone da cultura nacional, Maurício é presença confirmada na Bienal do Livro SP. Ele fará uma palestra sobre sua carreira, títulos da Maurício de Sousa Produções e também abordará trajetória dos quadrinhos infantis no Brasil. A conversa acontece na Arena Cultural BNDES, às 11h.

Palestra com Jennifer Niven

jennifer-niven-por-lugares-incriveis

Jennifer Niven, autora de Por Lugares Incríveis

No dia 27 de agosto, das 16h às 17h, a Arena Cultural BNDES também recebe uma palestrante importantíssima para a literatura young adult. Jennifer Niven é a autora do livro Por Lugares Incríveis (amazon) – bestseller do The New York Times publicado em mais 37 países.

Neste evento, ela vai abordar o tema principal de sua obra “Você não está sozinho: o tabu da depressão na literatura jovem”.

Por Lugares Incríveis foi a primeira obra juvenil da autora norte-americana. Anteriormente ela já havia assinado romances para adultos e não-ficções. Em 2017, seu livro para jovens adultos estreará nos cinemas com Elle Fanning atuando no papel principal.

Recado da autora sobre sua participação na Bienal do Livro de SP:


28 de agosto

Palestra com Ava Dellaira

ava-dellaira-cartas-de-amor-aos-mortos

Ava Dellaira ministrará palestra na Bienal do Livro

A palestra “Cartas e segredos: a identificação com os ídolos na adolescência” será ministrada por Ava Dellaira, a autora do sucesso literário juvenil Cartas de Amor Aos Mortos – publicado em 2014 pela Editora Seguinte.

Ela se juntará ao jornalista Frini Georgakopoulos para abordar o assunto na Arena Cultural do BNDES, das 16h às 17h, na Bienal do Livro.

Atualmente, a obra de Ava está sendo adaptada para as telonas e já possui roteiro escrito pela autora norte-americana.


29 de agosto

Laboratório booktuber

Outra personalidade do mundo vlogosférico que tem presença garantida na Bienal do Livro de SP é Eduardo Cilto (ex-Perdido nos Livros). Em sua participação no estande do Sesc, ele tratará sobre sua formação e atuação profissional.

Assim como no evento com Tatiana Feltrin, esse encontro também ocorrerá em um ambiente que simula o cenário utilizado pelo vlogger em seu canal. O laboratório com Eduardo ocorrerá no estande G030, no dia 29 de agosto (16h).


31 de agosto

Palestra com Mandy Candy e Chris Melo

Untitled-1A youtuber Mandy Candy e a escritora Chris Melo farão um bate-papo sobre a dinâmica entre escritor e fãs na era digital.

Mandy recém lançou seu livro Meu Nome é Amanda (amazon), contando sobre sua infância, juventude e a sua descoberta transsexual.

Autora de Meus Melhores Rascunhos (amazon), O Que não Diz a Lenda, Enquanto a Chuva Cai e, o recém-lançado, Sob a Luz dos Seus Olhos (amazon), Chris é a autora de alguns dos romances jovens e adultos mais bem sucedidos do momento, sendo comparada ao escritor norte-americano Nicholas Sparks.


2 de setembro

Palestra com PC Siqueira e Alexandre Matias

pc-siqueira-esta-morto

PC Siqueira (Paulo Cezar Goulart Siqueira) é apresentador e um dos primeiros vloggers do YouTube Brasil. Em 2016, ele foi tema de uma obra intitulada PC Siqueira Está Morto – Fragmentos de uma Vida Digital (amazon), escrito pelo jornalista Alexandre Matias, com consultoria do próprio “biografado”.

Agora, a dupla se reencontra para a palestra Vida no youtube: verdade ou ficção, na Arena Cultural BNDES, das 16h às 17h30h. Neste evento,  PC e Alexandre vão contar um pouco sobre a produção da obra e as histórias de bastidores. O dia-a-dia do canal (maspoxavida) e sobre a mística da fama dos youtubers também serão tratados pelos convidados – com participação de Cauê Moura.


3 e 4 de setembro

Laboratório booktuber

Mesmo se você não puder comparecer ao primeiro final de semana da Bienal, ainda terá chances de participar do Laboratório Booktuber. Desta vez, a convidada será a Pâm Gonçalves (ex-Garota It). Assim como os dois youtubers anteriores, ela também falará um pouco sobre sua formação e atuação profissional.

Os participantes serão recebidos em um ambiente que simula o cenário da vlogger de Tubarão (SC). Os laboratórios com a Pâm ocorrerão nos dias 3 e 4 de setembro (16h).

Palavra Ocupação

Eventos da Bienal do Livro SP 2016 - Cia. do Tijolo - Capitulares

Cia. do Tijolo

(NÃO É EXATAMENTE LITERATURA, EU SEI!), mas mesmo assim acho que vale a pena mencionar aqui.

O Sesc SP traz para o seu estande (no último dia da Bienal SP 2016) o Palavra Ocupação. Esta é uma série de esquetes que pretende, por meio de situações do cotidiano, provocar uma reflexão sobre o papel do diálogo na sociedade atual.

A encenação está programada para acontecer no dia 4 de setembro a partir das 16h no estande G030. Os atores escalados para o evento são Dinho Lima Flor, Rodrigo Mercadante e Jonathan Silva (violão). Esta é uma realização Companhia do Tijolo.

Share.

About Author

Jornalista formado desde 2013. O primeiro livro que li na vida foi “O Menino que Aprendeu a Ver”, de Ruth Rocha, e desde então tenho esse estranho hábito de juntar letras, palavras e frases. Enquanto a minha geração se aventurava com Harry Potter durante a infância e a adolescência, minha primeira série de fantasia foi Deltora Quest, de Emily Rodda. Tenho medo do que posso fazer com minha conta bancária quando entro em uma livraria e geralmente quem não gosta de ler evita ao máximo passar comigo em frente a uma.

Leave A Reply