Eu indico And Then There Were None

0

Eu indico And Then There Were None - Cartaz de e não sobrou nenhum - CapitularesIdealizado como uma espécie de comemoração ao 125ª aniversário de nascimento da Rainha do Crime, And Then There Were None é uma minissérie em três episódios produzida pela BBC com base no livro homônimo lançado em 1939 pela escritora Agatha Christie.

Gravada e exibida pela primeira vez em 2015, a adaptação, apesar de derivar de um livro policial, é uma ótima pedida para uma maratona de Halloween. Regado a dias chuvosos, isolamento total e um clima incômodo, o enredo, que para mim não funcionou na versão impressa, mas ganhou novos tons na tela TV, conta a história de dez estranhos que são convidados por um misterioso anfitrião a passar uma temporada em uma ilha totalmente remota e afastada da civilização. Quando cada um deles é acusada de um crime terrível, mortes tenebrosas começam a ocorrer naquele pedaço de terra cercado de água.  

Com fotografia e atuações incríveis, Charles Dance (indicado ao Emmy 2005 por seu papel em Blake House) e todo o elenco conseguem prender a atenção do espectador por três horas seguidas sem cair na monotonia, algo não obtido pela autora da versão literária.

Diferente nas semelhanças

Apesar fiel à obra original (que, por sinal, abominei o desfecho. É algo muito surreal), a minissérie me ganhou por ser um produto de consumo rápido. A conclusão, que é idêntica a lançada pelo mercado editorial, foi mais palatável para mim quando narrada de maneira imagética.

Os recursos televisivos também ajudaram a criar um clima mais sombrio. Em uma das últimas cenas, quando o grande mistério vem à tona, o prolongamento dado ao diálogo é algo muito mais tenso, perturbador e repugnante que o apresentado nas páginas do livro.

Eu indico And Then There Were None - Elenco da série - Capitulares

Dirigida por Craig Viveiros, a adaptação teve seu roteiro assinado por Sarah Phelps, a mesma autora da versão televisiva de Morte Súbita (livro de J. K. Rowling). O elenco ainda conta com Toby Stephens (007 – Um Novo dia para Morrer e Black Sails) – filho da atriz Meggie Smith (a Minerva McGonagall – personagem da série cinematográfica/literária Harry Potter).

Troca de títulos

A história que hoje é intitulada como And Then There Were None (E Não Sobrou NenhumAmazon -, no Brasil) é mais conhecida por seu antigo título Ten Little N* (O Caso dos Dez Negrinhos, no Brasil). Contudo, a palavra N* gerou muita polêmica em todo mundo, com destaque especial para os Estados Unidos, visto que o vocábulo é o pior tipo de xingamento que uma pessoa branca pode proferir quando se refere a um negro.

Share.

About Author

Jornalista formado desde 2013. O primeiro livro que li na vida foi “O Menino que Aprendeu a Ver”, de Ruth Rocha, e desde então tenho esse estranho hábito de juntar letras, palavras e frases. Enquanto a minha geração se aventurava com Harry Potter durante a infância e a adolescência, minha primeira série de fantasia foi Deltora Quest, de Emily Rodda. Tenho medo do que posso fazer com minha conta bancária quando entro em uma livraria e geralmente quem não gosta de ler evita ao máximo passar comigo em frente a uma.

Leave A Reply